...E A ESFINGE DISSE: DECIFRA-ME...OU TE DEVORO...

Minha foto
O BLOGGER tem um Pouco de Tudo. Desde a Arte da Dança à Religiões , Esoterismo e a Campanha Contra o Câncer de Mama. Curta!💗

...Da Magia a Sedução!

...Da Magia a Sedução!
Aulas de Dança do Ventre em São Gonçalo - Alcantara

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Patrimônio Histórico de São Gonçalo no abandono- Rio de Janeiro

Fazenda Engenho Novo:



O monumento guardava formas arquitetônicas do período da Colônia e do Império.As palmeiras que enfeitam os arredores da casa grande foram doadas por Dom João VI ao primeiro dono da fazenda, Belarmino Siqueira, o Barão de São Gonçalo, que lá viveu durante muitos anos, no século passado. Dividido em dois andares, o casarão da fazenda possuia vários cômodos espaçosos, com assoalho original de Pinho de Riga (lenho vindo da Rússia), as escadas da frente eram de mármores portuguesas e mosaicos feitos por escravos na frente da casa. As telhas de barro eram moldadas nas coxas dos escravos, ainda tinha algumas por lá, que sobreviveram as destruições do tempo e dos vândalos.
existia até um lindo brasão em cima da porta...você deparava assim que subia as escadas de mármores.
A Fazenda Engenho Novo era uma das pousadas preferidas da Família Imperial, no Segundo Reinado. O Barão de São Gonçalo era amigo do Imperador Dom Pedro II. Ficou famoso o baile que foi dado na fazenda, em 7 de agosto de 1870, com a presença de toda Família Imperial.

Um dia essa fazenda foi a glória do tempo do império, onde se fazia grandes bailes, as palmeiras centenária plantadas lá, foram doadas por dom joão. ainda tem algumas plantas da época que sobrevivem à muito custo...inclusive um carvalho lindo, centenário.
também foi filmado o filme "álbum de família" de Nelson Rodrigues, com os atores Dina Sfat e Paulo José, também foi filmado a série da rede globo "memorial de maria moura" com a atrís Glória Pires.
fazenda barão de São Gonçalo, uma coisa linda...um patrimônio completamente abandonado, destruído por vândalos. hoje um local que virou cemitério de bandidos, lugar preferido para desovas...os jornais locais mostram corpos queimados, carros que são incendiados e roubados largados por lá...
uma pena gente!
entra prefeito...sai prefeito e ela esta deixando de existir...São Gonçalo fica sem memória! A atual prefeita, Aparecida Paniccet e o deputado federal Altineu Cortes (esse inclusive mora por perto) nada fizeram até agora.
A Fazenda Engenho Novo, situa-se na região de Monjolos em São Gonçalo (RJ), e mesmo tendo sido tombada, sofre um descaso dos governantes que a abandoram
abaixo algumas fotos da fazenda nos dias de hoje(ou o que restou dela


essa foto é antiga, ano 1975, o casarão mais ou menos conservado



essa foto é do ano 1980, ainda um pouco em pé...mas bem danificado, olha os mosaicos que lindo! e a pintura azul que nem o tempo apagou...


essa aí é uma das últimas fotos publicada em 2009, ao fundo a ponta do antigo moinho...
em umas das fotos é voce pode notar que é bem mais antiga, ano 1970 talvez, olhe bem as palmeiras ao fundo...ainda tem delas na fazenda em ruinas total. nada mais resta a não ser...tijolos de algumas obras que tentaram refazer nos ano de 1970...

meu pai gostava de ir sempre lá...e eu ia com ele mais o meu irmão menor...(hoje tenho 49 anos e meu irmão 48 rsrsrs) era muito legal sentir o ar puro e cheiro de bois e vacas...cavalos e mato molhado com terra molhada de chuvas de verão...roça gente! coisa de roça!!!

pode-se ver um pouco das ruinas, nas colunas não existiam tijolos, mas pedras e argilas, gente! ainda tem os mosaicos em formas de flores na fachada da capela, e ainda existe o antigo moinho...é uma pena, poderia ser um museu! mas agora é tarde, não existe mais nada a não ser um grande buraco na frente, cascalhos...e mato.

4 comentários:

  1. que pena!
    realmente a prefeita de são gonçalo so faz inaugurar pracinhas. bem feito para quem votou nela. bem feito para quem votou em branco feito um idiota.
    abandono de são gonçalo é isso aí, as verbas são gastas em pracinhas pra lavar o dinheiro que ela nos rouba.
    celinha, o seu blog esta lindo!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Queria ver essas fotos da fazenda Engenho novo me envia por gentileza!
    Grato

    ResponderExcluir
  3. Isso é um desperdício incalculável para a memória e identidade de um povo. Fico arrasada quando vejo o valor que se dá a cultura no nosso país. Há pouco tempo demoliram uma casa linda ao lado do terceiro BI próximo a Venda da Cruz. Deixaram ela ser depenada, virar depósito de lixo e a demoliram... Parabéns pelo resgate que vc fez... Também vou organizar umas imagens e colocar no meu blog. Tenho de algumas fazendas de Niterói e Maricá.
    No Fonseca A casa do Barão de São João de Icaraí - antiga sede do Colégio Brasil tb está desabando. Já denunciei ao INEPAC duas vezes, mas ninguém responde nada...E é assim que vamos vivendo, perdendo patrimônios, perdendo memória, perdendo identidade...

    ResponderExcluir
  4. Adoro visitar lá e viajar na história. Pena que está tão largado.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!